terça-feira, 15 de março de 2016

FENÔMENOS NA TERRA IMPRESSIONANTES 











ALGAS BIOLUMINESCENTES





Algas Bioluminescentes é um acontecimento raro que ocorre por causa da emissão de luz fria e visível por organismos vivos. A luz fria é emitida pela liberação de reações químicas altamente exotérmicas enzimaticamente, nas quais a energia das ligações químicas de compostos orgânicos é convertida preferencialmente em luz visível.  Por esses motivos ela é moléculas genericamente denominadas de luciferinas que são oxidadas por oxigênio, produzindo moléculas eletronicamente excitadas que decaem emitindo luz. Estas reações são catalisadas por enzimas chamadas de lucíferas és. Isso ocasiona um fenômeno lindo.





ARCO-ÍRIS DE FOGO





ARCO-ÍRIS DE FOGO também conhecido como iridescente esse acontecimento assim por dizer fenômeno é muito raro esse acontecimento ocorre devido as nuvens de tamanho quase uniforme, iluminadas de uma maneira especial, oblíqua, que difrata a luz em cores diferentes em diferentes ângulos, mas o principal fator estudado sobre o arco-íris de fogo é a difração que possibilita esse acontecimento. O apelido de arco-íris de fogo é por causa do padrão oscilante de cores que vai do azul ao verde ao vermelho à purpurina e novamente ao azul, como as cores de um arco-íris. Mas não se enganem o efeito e o modo que ocorre do arco-íris é diferente Arco-íris de fogo.





CALÇADAS DOS GIGANTES





Calçadas dos Gigantes é um apelido dado a um conjuto de colunas prismáticas de basalto encaichadas de uma forma que parece uma calçada gigante. A formação dela é dada pela dinjunção prismática de uma quantidade grade de massa de lava basática, que claro foi ocasionada por uma erupção vulcânica. Essa formação está localizda na Irlanda do Norte .




GRANDE BURACO AZUL




Grande Buraco Azul também com o apelido de cavernas verticais é uma caverna subaquática natural encontrado nos Oceanos. Ela é colocada como falha geológica que ficam espalhadas por diferentes pontos do oceano. Esses buracos tem umas características bem chamativas para o turismo por conta de suas qualidades térmicas e condições de segurança, eles atraem grande diversidade de vida marinha junto com a sua cor exótica causada pela baixa temperatura da água acaba atraindo turistas principalmente mergulhadores profissionais ou não.






MAMMATUS




Mammatus, mamma ou mammatocumulus esses nomes na verdade são termos da meteorologia que é aplicado ao padrão de bolsas que se formam na base das nuvens, a parte do mammatus deriva-se de seios ou mamas, as mammatus formam-se em ar descendente, sob a bigorna associada a uma nuvem cumulonimbus, e são observadas geralmente depois da passagem de uma tempestade severa.




MARATONA DO CARANGUEJO VERMELHO 



Maratona dos Caranguejos Vermelho é um fenômeno que ocorre na ilha Christmas anualmente no momento que inicio da estação chuvosa. Essa imigração tem a finalidade de acasalar, mas para isso o caranguejo tem que passar por obstáculos perigos durante uma viagem de 5 km que pode durar até 18 dias.




NUVEM LENTICULAR 


Nuvens Lenticulares são formações estacionárias de nuvens, com formato análogo , que se formam em altitude alta para um ser humano . Normalmente alinhadas perpendicular mente na direção do vento, elas podem ser separadas em altos-cúmulos lenticulares estacionários, estratocúmulos lenticulares estacionários e Cirrocumulus lenticulares estacionários.






PÔR DO SOL VERDE 


Pôr do Sol Verde isso é um raro fenômeno ótico que geralmente ocorre no pôr-do-sol por um período pequeno, geralmente esse fenômeno parecia uma mancha verde logo acima do sol e bem próximo. Esse fenômeno ocorre por causa da refração da luz e são reforçados pela inversão atmosférica. 





PORTA PARA O INFERNO



Cratera de Darvaz atendida também pelo nome Porta para o Inferno, localizada em Darvaz na província de Ahal, no Turcomenistão. A Cratera é um campo de gás natural, ele é conhecido pelas suas chamas que estão queimando dez de 1971, alimentada por poços ricos em gás, o cheiro que inala é de enxofre que pode ser sentido a uma distância considerada grande.




RAIOS DE CATATUMBO



Relâmpago do Catatumbo é um fenômeno atmosférico que ocorre somente sobre a foz do rio Catatumbo, esse local é onde ocorre o maior registro de raios são cerca de 280 por hora, isso ocorre de 140 160 dias por ano e dura cerca de 10h por dia, uma das características diferentes desses raios é que os sons dos raios não são ouvidos por ocorrer longe do solo e a iluminação causada por esse fenômeno é tão grande que pode ser vista a cerca de 200klm de distância.



RELÂMPAGOS EM VULCÕES



Os Relâmpagos em Vulcões é um dos fenômenos do nosso planeta terra, que ocorre quando um vulcão está em erupção e ocasiona uma tempestade suja. Que ocasiona os raios no vulcão e isso é um efeito ocorrido graças pelas partículas de cinza que se chocam gerando uma descarga elétrica.




RIOS SUBAQUÁTICOS



Esse fenômeno também conhecido como haloclina, é um fenômeno ocasionado graças a variação de densidade na água com diferentes níveis de sal nela.



quinta-feira, 3 de março de 2016


OS PIORES DESASTRES NATURAIS PARA OS HUMANOS












SISMO DE ALEPPO DE 1138

O Sismo de Aleppo foi um Abalo sísmico ocorrido no dia 11 de outubro de 1138 na Síria. Com 230 000 mortos estimados, é considerado um dos Abalos sísmicos mais mortais da história. Com estimativas de estudiosos contemporâneos, que o primeiro terremoto chegou a magnitude de 8,5 graus na Escala Richter. Esse acontecimento ocasionou um grande abalo na economia da cidade que não conseguiu se reerger por culpa dos outros terremotos de escala menor, que ocorreram depois.







SISMO DE TANGSHAN DE 1976



O Sismo de Tangshan de 28 de julho de 1976 foi o terramoto  mais grave do mundo moderno em relação as mortes, tendo sido registados 7,5 graus na escala Richter. Atingiu a cidade da Tangshan, na República Popular da China às 3:52 horas da manhã, matando 242.419 pessoas, de acordo com os dados oficias,(algumas fontes alegam que foram mais mortos). Muitas pessoas que conseguiram sobreviver não resitiram muito tempo pois cerca de 15h depois foi registrando mais abalos sismicos de 7.1, em seguida mais dois que marcaram 5.0 e 5.5 na escala Richter.










TERREMOTO DO ÍNDICO DE 2004
O sismo e tsunami do Oceano Índico de 2004 foi um Abalo sismico submarino que ocorreu às 00:58:53 UTC, de 26 de dezembro de 2004, com epicentro na costa oeste de Sumatra, na Indonésia. O abalo foi causado por uma subducção que desencadeou uma série de tsunamis devastadores ao longo das costas da maioria dos continentes banhados pelo Oceano Índico, o que causou a morte de mais de 295 mil pessoas em 14 países diferentes e inundou comunidades costeiras com ondas de até 30 metros de altura. Esse Abalo teve uma magnitude de entre 9,1 e 9,3, foi o terceiro maior terremoto já registrado em um sismógrafo. Este sismo teve a maior duração de falha já observada, entre 8,3 e 10 minutos. Isso fez com que o planeta inteiro vibrasse e deu origem a outros terremotos em locais muito distantes do epicentro, como o Alasca, nos Estados Unidos.





CICLONE DE BHOLA EM 1970

O ciclone de Bhola em 1970 foi um ciclone tropical devastador que atingiu o Paquistão Oriental e Bengala Ocidental, na Índia em 12 de novembro de 1970. Ele é considerado o maior ciclone e também um dos desastres naturais mais mortíferos. Foi registrado cerca de 300.000 a 500.000 pessoas mortas. O seu pico de intensidade registrou ventos constantes de 185 km/h. Este ciclone foi a sexta tempestade ciclônica da temporada de ciclones no Oceano Índico norte de 1970 .



SISMO DE SHAANXI DE 1556

O sismo de Shaanxi é o sismo mais mortífero da história, morreram aproximadamente 830,000 pessoas. Aconteceu na manhã do 23 de janeiro de 1556, em Shaanxi, na China, até hoje a populção tem as cicatrizes do acontecimento.





1887 INUNDAÇÃO

Enchente do Rio Amarelo. Em 1887, ocorreram vários dias de chuva incessante, subindo o nível da água acima da capacidade de contenção dos diques causando uma enorme enchente que devastou a área matando entre 900 mil a 2 milhões de pessoas. Devido às planícies ao redor da área a enchente se espalhou rapidamente ao norte da China, cobrindo uma área de cerca de 80 quilômetros quadrados.





INUNDAÇÃO DO RIO AMARELO

A Grande Inundação do Rio Amarelo (Huang Ho ou Huang he) de 1931 é considerada um dos piores desastres naturais já ocorridos em todos os tempos, em número de vítimas fatais. Ocorreu em 1931 e estima-se que o número de mortos ficou entre  850 mil á  2 milhões de pessoas.



GRIPE ESPANHOLA

A Gripe de 1918 foi uma pandemia do vírus influenza que se espalhou por quase toda parte do mundo. Os primeiros casos conhecidos da gripe na Europa ocorreram em Abril de 1918 com tropas francesas, a gripe fez cerca de 40.000.000 mortos isso em média de 4 anos.





PESTE NEGRA 1330-1351

A Peste negra durante o século XIV, dizimou entre 25 e 75 milhões de pessoas aproximadamente metade da população da época.  A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis, transmitida ao ser humano através das pulgas. Ela foi o pior desastre natural da história.