sexta-feira, 27 de maio de 2016

A LEIS DE MURPHY

A LEIS DE MURPHY umas das maiores leis conhecidas, bom ao menos pelo nome ou pela sua principal lei “Se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará”.
Mas quem é o criador dessa lei? E quem foi a primeira vítima dessa lei? FOI O PRÓPRIO CRIADOR o Edward Murphy que era a primeira vítima de sua lei.
Ele era um dos engenheiros aeroespacial que trabalhava nos testes sobre os efeitos da desaceleração rápida em piloto de aeronaves, nesse trabalho ele desenvolveu um equipamento que media os batimentos cardíacos e a respiração, esse equipamento foi instalado por um técnico, mas os conectores estavam mal conectados e que ocasionou uma pane, o Edward foi chamado para consertar e ao mexer no equipamento notou que a instalação estava erada e com isso formulou a sua primeira lei:
Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.
Essa juntamente com as outras leis de Murphy eram: observações, ideologias, princípios, teorias e tendências nossas, como a nossa visão negativa sobre algo que acontece. E dessa forma basicamente que as outras leis surgiram.

Outras leis:
 Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos.
 
Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do
manual.

 Tudo leva mais tempo do que todo o tempo que você tem disponível.


 Se há possibilidade de várias coisas darem errado, todas darão - ou a que
causar mais prejuízo.

 Se você perceber que uma coisa pode dar errada de 4 maneiras e conseguir
driblá-las, uma quinta surgirá do nada.

Seja qual for o resultado, haverá sempre alguém para:
a) interpretá-lo mal. b) falsificá-lo. c) dizer que já o tinha previsto em
seu último relatório.

 Quando um trabalho é mal feito, qualquer tentativa de melhorá-lo piora.

Acontecimentos infelizes sempre ocorrem em série.

Toda vez que se menciona alguma coisa: se é bom, acaba; se é ruim,
acontece.

 Em qualquer fórmula, as constantes (especialmente as registradas nos
manuais de engenharia) deverão ser consideradas variáveis.

As peças que exigem maior manutenção ficarão no local mais inacessível
do aparelho.

 Se você tem alguma coisa há muito tempo, pode jogar fora. Se você jogar
fora alguma coisa que tem há muito tempo, vai precisar dela logo, logo.




terça-feira, 15 de março de 2016

FENÔMENOS NA TERRA IMPRESSIONANTES 











ALGAS BIOLUMINESCENTES





Algas Bioluminescentes é um acontecimento raro que ocorre por causa da emissão de luz fria e visível por organismos vivos. A luz fria é emitida pela liberação de reações químicas altamente exotérmicas enzimaticamente, nas quais a energia das ligações químicas de compostos orgânicos é convertida preferencialmente em luz visível.  Por esses motivos ela é moléculas genericamente denominadas de luciferinas que são oxidadas por oxigênio, produzindo moléculas eletronicamente excitadas que decaem emitindo luz. Estas reações são catalisadas por enzimas chamadas de lucíferas és. Isso ocasiona um fenômeno lindo.





ARCO-ÍRIS DE FOGO





ARCO-ÍRIS DE FOGO também conhecido como iridescente esse acontecimento assim por dizer fenômeno é muito raro esse acontecimento ocorre devido as nuvens de tamanho quase uniforme, iluminadas de uma maneira especial, oblíqua, que difrata a luz em cores diferentes em diferentes ângulos, mas o principal fator estudado sobre o arco-íris de fogo é a difração que possibilita esse acontecimento. O apelido de arco-íris de fogo é por causa do padrão oscilante de cores que vai do azul ao verde ao vermelho à purpurina e novamente ao azul, como as cores de um arco-íris. Mas não se enganem o efeito e o modo que ocorre do arco-íris é diferente Arco-íris de fogo.





CALÇADAS DOS GIGANTES





Calçadas dos Gigantes é um apelido dado a um conjuto de colunas prismáticas de basalto encaichadas de uma forma que parece uma calçada gigante. A formação dela é dada pela dinjunção prismática de uma quantidade grade de massa de lava basática, que claro foi ocasionada por uma erupção vulcânica. Essa formação está localizda na Irlanda do Norte .




GRANDE BURACO AZUL




Grande Buraco Azul também com o apelido de cavernas verticais é uma caverna subaquática natural encontrado nos Oceanos. Ela é colocada como falha geológica que ficam espalhadas por diferentes pontos do oceano. Esses buracos tem umas características bem chamativas para o turismo por conta de suas qualidades térmicas e condições de segurança, eles atraem grande diversidade de vida marinha junto com a sua cor exótica causada pela baixa temperatura da água acaba atraindo turistas principalmente mergulhadores profissionais ou não.






MAMMATUS




Mammatus, mamma ou mammatocumulus esses nomes na verdade são termos da meteorologia que é aplicado ao padrão de bolsas que se formam na base das nuvens, a parte do mammatus deriva-se de seios ou mamas, as mammatus formam-se em ar descendente, sob a bigorna associada a uma nuvem cumulonimbus, e são observadas geralmente depois da passagem de uma tempestade severa.




MARATONA DO CARANGUEJO VERMELHO 



Maratona dos Caranguejos Vermelho é um fenômeno que ocorre na ilha Christmas anualmente no momento que inicio da estação chuvosa. Essa imigração tem a finalidade de acasalar, mas para isso o caranguejo tem que passar por obstáculos perigos durante uma viagem de 5 km que pode durar até 18 dias.




NUVEM LENTICULAR 


Nuvens Lenticulares são formações estacionárias de nuvens, com formato análogo , que se formam em altitude alta para um ser humano . Normalmente alinhadas perpendicular mente na direção do vento, elas podem ser separadas em altos-cúmulos lenticulares estacionários, estratocúmulos lenticulares estacionários e Cirrocumulus lenticulares estacionários.






PÔR DO SOL VERDE 


Pôr do Sol Verde isso é um raro fenômeno ótico que geralmente ocorre no pôr-do-sol por um período pequeno, geralmente esse fenômeno parecia uma mancha verde logo acima do sol e bem próximo. Esse fenômeno ocorre por causa da refração da luz e são reforçados pela inversão atmosférica. 





PORTA PARA O INFERNO



Cratera de Darvaz atendida também pelo nome Porta para o Inferno, localizada em Darvaz na província de Ahal, no Turcomenistão. A Cratera é um campo de gás natural, ele é conhecido pelas suas chamas que estão queimando dez de 1971, alimentada por poços ricos em gás, o cheiro que inala é de enxofre que pode ser sentido a uma distância considerada grande.




RAIOS DE CATATUMBO



Relâmpago do Catatumbo é um fenômeno atmosférico que ocorre somente sobre a foz do rio Catatumbo, esse local é onde ocorre o maior registro de raios são cerca de 280 por hora, isso ocorre de 140 160 dias por ano e dura cerca de 10h por dia, uma das características diferentes desses raios é que os sons dos raios não são ouvidos por ocorrer longe do solo e a iluminação causada por esse fenômeno é tão grande que pode ser vista a cerca de 200klm de distância.



RELÂMPAGOS EM VULCÕES



Os Relâmpagos em Vulcões é um dos fenômenos do nosso planeta terra, que ocorre quando um vulcão está em erupção e ocasiona uma tempestade suja. Que ocasiona os raios no vulcão e isso é um efeito ocorrido graças pelas partículas de cinza que se chocam gerando uma descarga elétrica.




RIOS SUBAQUÁTICOS



Esse fenômeno também conhecido como haloclina, é um fenômeno ocasionado graças a variação de densidade na água com diferentes níveis de sal nela.



quinta-feira, 3 de março de 2016


OS PIORES DESASTRES NATURAIS PARA OS HUMANOS












SISMO DE ALEPPO DE 1138

O Sismo de Aleppo foi um Abalo sísmico ocorrido no dia 11 de outubro de 1138 na Síria. Com 230 000 mortos estimados, é considerado um dos Abalos sísmicos mais mortais da história. Com estimativas de estudiosos contemporâneos, que o primeiro terremoto chegou a magnitude de 8,5 graus na Escala Richter. Esse acontecimento ocasionou um grande abalo na economia da cidade que não conseguiu se reerger por culpa dos outros terremotos de escala menor, que ocorreram depois.







SISMO DE TANGSHAN DE 1976



O Sismo de Tangshan de 28 de julho de 1976 foi o terramoto  mais grave do mundo moderno em relação as mortes, tendo sido registados 7,5 graus na escala Richter. Atingiu a cidade da Tangshan, na República Popular da China às 3:52 horas da manhã, matando 242.419 pessoas, de acordo com os dados oficias,(algumas fontes alegam que foram mais mortos). Muitas pessoas que conseguiram sobreviver não resitiram muito tempo pois cerca de 15h depois foi registrando mais abalos sismicos de 7.1, em seguida mais dois que marcaram 5.0 e 5.5 na escala Richter.










TERREMOTO DO ÍNDICO DE 2004
O sismo e tsunami do Oceano Índico de 2004 foi um Abalo sismico submarino que ocorreu às 00:58:53 UTC, de 26 de dezembro de 2004, com epicentro na costa oeste de Sumatra, na Indonésia. O abalo foi causado por uma subducção que desencadeou uma série de tsunamis devastadores ao longo das costas da maioria dos continentes banhados pelo Oceano Índico, o que causou a morte de mais de 295 mil pessoas em 14 países diferentes e inundou comunidades costeiras com ondas de até 30 metros de altura. Esse Abalo teve uma magnitude de entre 9,1 e 9,3, foi o terceiro maior terremoto já registrado em um sismógrafo. Este sismo teve a maior duração de falha já observada, entre 8,3 e 10 minutos. Isso fez com que o planeta inteiro vibrasse e deu origem a outros terremotos em locais muito distantes do epicentro, como o Alasca, nos Estados Unidos.





CICLONE DE BHOLA EM 1970

O ciclone de Bhola em 1970 foi um ciclone tropical devastador que atingiu o Paquistão Oriental e Bengala Ocidental, na Índia em 12 de novembro de 1970. Ele é considerado o maior ciclone e também um dos desastres naturais mais mortíferos. Foi registrado cerca de 300.000 a 500.000 pessoas mortas. O seu pico de intensidade registrou ventos constantes de 185 km/h. Este ciclone foi a sexta tempestade ciclônica da temporada de ciclones no Oceano Índico norte de 1970 .



SISMO DE SHAANXI DE 1556

O sismo de Shaanxi é o sismo mais mortífero da história, morreram aproximadamente 830,000 pessoas. Aconteceu na manhã do 23 de janeiro de 1556, em Shaanxi, na China, até hoje a populção tem as cicatrizes do acontecimento.





1887 INUNDAÇÃO

Enchente do Rio Amarelo. Em 1887, ocorreram vários dias de chuva incessante, subindo o nível da água acima da capacidade de contenção dos diques causando uma enorme enchente que devastou a área matando entre 900 mil a 2 milhões de pessoas. Devido às planícies ao redor da área a enchente se espalhou rapidamente ao norte da China, cobrindo uma área de cerca de 80 quilômetros quadrados.





INUNDAÇÃO DO RIO AMARELO

A Grande Inundação do Rio Amarelo (Huang Ho ou Huang he) de 1931 é considerada um dos piores desastres naturais já ocorridos em todos os tempos, em número de vítimas fatais. Ocorreu em 1931 e estima-se que o número de mortos ficou entre  850 mil á  2 milhões de pessoas.



GRIPE ESPANHOLA

A Gripe de 1918 foi uma pandemia do vírus influenza que se espalhou por quase toda parte do mundo. Os primeiros casos conhecidos da gripe na Europa ocorreram em Abril de 1918 com tropas francesas, a gripe fez cerca de 40.000.000 mortos isso em média de 4 anos.





PESTE NEGRA 1330-1351

A Peste negra durante o século XIV, dizimou entre 25 e 75 milhões de pessoas aproximadamente metade da população da época.  A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis, transmitida ao ser humano através das pulgas. Ela foi o pior desastre natural da história.




terça-feira, 23 de fevereiro de 2016


COROA SOLAR









A COROA SOLAR também é chamada de COROA BRANCA, COROA FRAUNHOFFER ou CORONA. Ela é um envoltório luminoso do sol constituindo de plasma com aproximadamente dois milhões de graus césios. Esse evento acontece durante o eclipse solar, isso porque a elevada temperatura provoca uma reação constante dos átomos que a compõem e que provavelmente produz o vento solar, que é definido como um fluxo contínuo de partículas carregadas ionicamente que influem inclusive no clima terrestre. As partículas Coroa solar podem ser elétrons e prótons além de subpartículas ou subatômicas. As CORONAS SOLARES têm as suas variações devido à rotação do Sol, e das suas atividades magnéticas, fazem o vento solar ficar variável e instável exercendo influência nos gases ao redor da Estrela e Planetas próximos. As manchas solares e o seu ciclo também afetam o seu comportamento e dimensão.

A coroa é a camada mais larga e externa da atmosfera solar, a partir da fotosfera, não tem limites definidos, pois varia sua forma e tamanho, ela acompanha o ciclo solar. Tem duas regiões, uma interna, outra externa; a primeira denominada coroa K, é formada por um espectro contínuo com raias brilhantes de emissão; A segunda, chamada de coroa F, apresenta um espectro idêntico ao espectro de Fraunhofer normal.





As coroas solares de certos ângulos são lindas.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016


14-PLANETAS IMPRESSIONANTES





1.    PSR B1620-26 b



PSR B1620-26 b é um exoplaneta localizado a aproximadamente de 12.400 anos-luz de distância na constelação do Escorpião. É também conhecido como Matusalém.O planeta tem uma massa de 2,5 vezes a de Júpiter, e orbita a uma distância de 23 UA (3.400 milhões de km), é provável que o PSR B1620-26 b tenha também acerca 12,7 bilhões de anos. Ele é considerado mais velho do que qualquer outro planeta conhecido, e quase três vezes mais antigo que a Terra.






2.    Osíris



HD 209458 b, com o nome provisório de Osíris pelos seus descobridores, é um planeta extrassolar que fica orbitando uma estrela semelhante ao sol, denominada HD 209458 na constelação de Pegasus, a cerca de 150 anos-luz do sistema solar da Terra. HD209458 é uma estrela de magnitude 7, visível da Terra com a ajuda de binóculos. Em Abril de 2007, tornou-se o primeiro planeta fora do sistema solar onde foi descoberto vapor d'água.

No futuro a única coisa que deve sobrar de Osíris será seu núcleo sólido ferro-rochoso, isso porque o planeta em sua evolução veio a migrar de seu ponto de formação para uma órbita mais apertada em relação a sua estrela. Devido a tal proximidade, o vento de partículas e radiação recebidas de sua estrela é tão intensa que supera a gravidade do planeta que está perdendo matéria de suas camadas gasosas para o espaço.





3.    HAT-P-


HAT-P-1b é um planeta extrassolar que orbita em torno de HAT-P-1, uma estrela semelhante ao Sol, também conhecida como ADS 16402 B. HAT-P-1 é o componente mais fraco do sistema estelar binário ADS 16402. Ele está localizado a cerca de 453 anos-luz de distância a partir da Terra, na constelação de Lacerta. HAT-P-1b está entre os exoplanetas menos denso dos conhecidos. HAT-P-1b é um gigante gasoso, provavelmente composto principalmente de hidrogênio e hélio. O planeta teria, assim, a superfície não bem definida.




4.    COROT-Exo-7b



O COROT-7b é um planeta extrassolar na órbita da estrela COROT-7 que, ao contrário dos demais planetas extrassolares já descobertos, é composto por rochas e água em forma de vapor, já que a temperatura local é de cerca de 1.000 °C. Ele era o menor planeta extrassolar já descoberto, tendo aproximadamente 1,7 vezes o diâmetro da Terra, lhe dando 4,9 vezes o  volume da Terra. A distância entre o Sol e COROT-7 é de 490 anos-luz.    




5.    HD 106906 b,



HD 106906 b é um grande planeta extrassolar descoberto por imagens diretas orbitando a estrela HD 106906, localizada na constelação de Crux a aproximadamente 300 anos-luz da Terra. Tem uma massa estimada de 11 vezes a massa de Júpiter e foi observado orbitando a estrela a uma separação de pelo menos 650 UA, portanto é um dos objetos de massa planetária conhecidos mais distantes de suas estrelas. Essa grande separação da estrela ganhou considerável atenção da comunidade astronômica, já que não é bem explicada por nenhuma  teoria de formação planetária. HD 106906 b é o único companheiro conhecido de HD 106906, uma estrela de classe F da pré-sequência principal com cerca de 1,5 vezes a massa solar e 6 vezes sua luminosidade.




6.    TrES-2b



TrES-2b (ou Kepler-1b) é um exoplaneta em orbita da estrela GSC 03549-02811, ela está localizada a 750 anos luz de distância, na constelação de Draco O Planeta foi identificado em 2011 como o exoplaneta mais escuro já descoberto, refletindo menos de 1% da luz solar.As indicações levam que é  um gigante gasoso parecida com jupiter.






7.    Gliese 436 b

Gliese 436 b ou GJ 436b é um exoplaneta, com o tamanho aproximado de 49.000 km que orbita a estrela Gliese 436 foi o primeiro planeta extrassolar onde foi determinado que tinha água. Está localizado a 36 anos-luz da constelação de Leão. Este exoplaneta não contém metano em sua composição, o que desafia o modelo teórico para exoplanetas criado pelos cientistas.




8.    55 Cancri

55 Cancri, na constelação de Câncer é uma estrela binária com distâ ncia de 41 anos-luz da Terra, onde existe um sistema planetário com 5 planetas confirmados. É também chamado de Rho Cancri no sistema de Bayer e Copérnico, de acordo com União Astronômica Internacional. A primeira estrela, chamada 55 Cancri A é uma estrela parecida com o nosso Sol, a segunda, 55 Cancri B, é uma pequena estrela vermelha. As duas estrelas estão a uma distância de 1000 UA uma da outra. Este é o primeiro sistema planetário extra solar com 5 planetas




9.    Kepler-78b



O mais recente planeta extra-solar mais parecido com a Terra, o Kepler 78b, não tem causado muita sensação por ter apenas 1,8 vezes a massa do nosso planeta. Mas o mais interessante sobre Kepler 78b é que ele não deveria existir. O Kepler 78b orbita sua estrela, semelhante ao Sol, 40 vezes mais próximo dela do que Mercúrio está do Sol.

Quando esse sistema planetário se formou, a estrela era maior do que é hoje, ou seja, Kepler 78b deveria ter se formado dentro da estrela. Mas não é possível um planeta se formar dentro de uma estrela. Outra possibilidade é que ele estivesse mais afastado e sua órbita foi modificada para sua forma atual. Mas não é possível ter havido tal migração e o planeta ter parado onde está, sem, literalmente, cair na estrela, sua órbita atual não deve permitir que o planeta continue existindo por muito tempo, e, em algum momento ele deve ser engolido por sua estrela.






10. WASP-12b

O planeta WASP 12 b é um planeta gigante, ela orbita sua estrela a uma distância de apenas 3,4 milhões de km que incomoda um planeta daquele tamanho. E para piorar a situação, a estrela, conhecida como WASP 12, é maior e mais quente do que nosso sol, aquecendo esse planeta em 2.250 graus Celsius. WASP 12 b e sua estrela-mãe, que estão a 870 anos-luz da Terra. Observações indicando que a WASP 12 está cercado por uma nuvem de gás que se estende por cerca de 60 mil km de sua superfície. A exosfera estendida é tão grande e tão próxima do planeta que ele perderá massa rapidamente para sua estrela. É calculado que o planeta será completamente devorado em 10 milhões de anos ainda não está claro, pois a taxa de perda de massa possa mudar.




11. HD 189773b

Hd 189773b é um planeta muito parecido com o nosso, exceto por alguns desconfortos: a temperatura na superfície é de 1.000 graus Celsius e chove vidro, lateralmente. Isso Por causa da temperatura da superfície do planeta, as partículas podem condensarse para formarem vidros. Estes grãos de vidro voam em torno de 7.000km/h. A cor azul lembra muito o nosso planeta e ela vem de partículas de silicato na atmosfera do planeta.




12. TrES-4

TrES-4. Localizado na constelação de Hércules, a cerca de 1.435 anos-luz da Terra, ele é o maior exoplaneta fora do sistema solar, é tão grande que fica difícil de explicar seu tamanho usando os atuais modelos científicos para planetas gigantes superaquecidos. O planeta é tão diferente que ele nem deveria existir conforme os astrônomos, pois o tamanho é duas vezes maior que júpiter e a densidade é de 0,2 gramas por centímetro cubico.



13. HD 188753 ab

O gigante de gás HD 188753 ab este é um exoplaneta raro por conter seu sistema de três sois.  NASA relata que, desde as estrelas triplos estão firmemente agrupados em conjunto "... o pôr do sol no planeta - ou sobre quaisquer luas que possam existir ao redor do planeta - seria espetacular." A própria existência deste planeta, no entanto, é controversa. Pois os dados que tem sobre esse planeta questionam sua existência.








14.  Gliese 581-c

Gliese 582-c é um planeta extrassolar que orbita a estrela anã vermelha Gliese 581 da constelação de Libra, localizado a 20,5 anos-luz da Terra, aproximadamente 180 trilhões de Quilômetros. A estrela em que gira ao redor possui 1/3 da massa do Sol e emite 50 vezes menos energia. Este planeta aparenta orbitar na zona habitável, tal como a Terra no sistema solar, o que significa que poderá conter água no estado líquido. É o primeiro planeta extrassolar possivelmente habitável encontrado na história.


REFERENCIA: site da NASA: http://www.nasa.gov/